 |
22/10/2007
ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS

Só faltam dois meses para terminar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. E em Portugal, o que temos feito neste sentido? Espero que as escolas e os jardins de infância tenham apostado nesta temática! Anda por aí tanta desigualdade! Para quem esteja interessado segue informação sobre o concurso ... ...A União Europeia e a Não Discriminação é o título de um concurso lançado a, 30 de Julho de 2007, em pleno "Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos", por Franco Frattini, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela justiça, liberdade e segurança. São convidadas as crianças e os adolescentes europeus, com idades entre 12 e 18 anos, a conceber um cartaz alusivo à não discriminação na UE. O concurso destina-se a sensibilizar estes jovens cidadãos europeus para as acções da UE neste domínio e as informações sobre o mesmo podem ser obtidas aqui .
21/10/2007
JESC PORTUGAL NATIONAL FINAL 2007- GUSTAVO ALMEIDA
Para ver ou rever o vídeo da canção Festival Canção Júnior 07. Gustavo Almeida - My world Vale a pena! Eu gostei! Como costumam dizer os cotas: O rapazito leva jeito! Que ORGULHO, Elvira!
19/10/2007
PERCEBES OU UNDERSTANDS?

Num restaurante algarvio? Vendem understands com sabor a percebes? Não acredito... na minha terra não acontecem destas coisas!  E com este post desejo a todos os que me visitam um bom fds! Talvez vá à Vila do Bispo comer uns percebes. Mas vou pedir uma dose de understands!
18/10/2007
As tecnologias a marcar terreno
Impossível desviar a nossa atenção do e-learning e de toda a linguagem tecnológica que por aí anda. As tecnologias são cada vez mais o reflexo do nosso modo de ser e estar na sociedade. Sem elas já nos vamos sentido vazios, descontextualizados, perdidos! Para quem aposta nesta área o site refere-se ao 7º concurso de prémios eLearning e está aberto para que as escolas possam participar. As participações devem reflectir utilizações inovadoras das TIC em educação. Podem concorrer aos prémios eLearning 2007 escolas, ou professores, dos estados membros da União Europeia, dos países membros de espaço económico europeu, dos países candidatos à UE e ainda da Suiça e de Israel.
16/10/2007
SOBRE O DIA MUNDIAL DA ALIMENTACAO
Topic: Dia da alimentacao

Não podia deixar passar este dia em branco. Por um lado, porque este dia é normalmente "trabalhado" nas escolas e jardins de infância do meu país. Por outro, porque a minha área de estudo é a Promoção e Educação para a Saúde. De um modo geral, quando penso nesta questão não consigo colocar-me numa posição intermédia. Situo-me, quase sempre, nos extremos do problema. Ou penso naqueles que sofrem por falta de alimentos ou nos que sofrem por excesso. De uma maneira ou de outra é sempre um sofrimento! Mas para mim, o primeiro é muito pior. Deve ser o resultado do instinto de sobrevivência!
E-LEARNING EM LISBOA
Trabalhar em casa tem as suas vantagens. Uma delas é que pude acompanhar ontem em directo, no conforto do meu lar, a conferência e-learning lisboa 2007. Valeu! Hoje continua a transmissão! 
14/10/2007
ENCONTROS AO SABADO
Uma nova realidade formativa começa a emergir na profissão dos educadores de infância. Encontros e seminários ao fim de semana e no período das interrupções lectivas! Poder-se-ia pensar que tal facto conduziria a uma menor afluência de participantes, ao cancelamento e/ou adiamento dos eventos... Na verdade foi isso mesmo que aconteceu! Em 2007, o GEDEI adiou o seu Simpósio e a APEI cancelou o seu encontro nacional. Tanto a primeira, como a segunda souberam adequar-se a esta "nova" realidade. Como resultado, a APEI promove 3 encontros descentralizados. É sobre dois desses encontros (Pensar a(s) Infância(s)-Portel e Ser Bebé IV- Almada) que já se realizaram que me irei debruçar. Não irei, neste espaço, sintetizar as comunicações aí proferidas. Porém, aconselho os interessados a consultarem as sínteses que se encontram na página da APEI.
O encontro de Portel realizou-se no Auditório Municipal e contou com cerca de 50 participantes e incluía, para além das comunicações, com um programa social bastante apelativo.
Para além da qualidade indiscutível das comunicações, do interesse da temática AVALIAÇÃO, da participação activa da assembleia no debate, a moderação das comunicações pecou, nalguns casos por ausência e, noutros pela pouca eficiência. O encontro de Almada realizou-se no Instituto Piaget e contou com a participação de cerca de 500 educadores, auxiliares e alunos dos cursos de Educação de Infância. Este encontro foi uma SURPRESA! Não esperava encontrar a "casa cheia"! A organização foi excelente, a moderação das comunicações irreparável, a síntese e o encerramento muito bem conseguidos! Tanto no encontro de Portel, como no de Almada foram apresentadas excelentes comunicações. Não posso deixar de referir no primeiro, o "idealismo" da comunicação do Professor Américo Peças (UE) e a "originalidade" da comunicação do Professor Luís Silva Pereira (ISPA). Em Almada e como seria de esperar, a comunicação do professor Alexandre Castro Caldas (UCP) primou pela "excelência", quer nos conteúdos, quer na apresentação. As comunicações apresentadas pelas educadoras apostaram na fundamentação teórica das suas práticas educativas, com apresentações em power-point de boa qualidade, facto este que tenho vindo a constatar nos últimos tempos. Esperemos que as "boas" práticas que foram apresentadas não sejam só "para inglês ver" mas, que na realidade se verifique uma melhoria da qualidade educativa prestada nestes contextos. E este aspecto só se consegue "avaliar" eficazmente através das investigações que se realizam nesta área. Esperemos pela divulgação de estudos! Ao fim de 30 de profissão, senti-me bem, senti que é possível encontrar a "excelência" na Educação de Infância. E esta só se consegue através de uma adequada FORMAÇÃO. E foi isso que a APEI conseguiu com estes encontros. Obrigada!
11/10/2007
Topic: Matrix
Sobre as tecnologias na Infância ... breve introdução ao livro. " Parents and teachers are under increasing pressure to make decisions about the technologies that children can and should play with during their early years. The media, governments, toy companies, child advocacy organizations, and child development experts disseminate many, often contradictory, claims that influence practices of caring for and educating young children. The Matrix Ate My Baby explores these messages that adults receive regarding the values and dangers of new technologies, and of the importance of play. The book interrogates the value of play as an essential component of learning, and the essential role of play in a technological society’s aspirations for progress. Drawing upon the philosophy of technology, this book provides parents, teachers and teacher educators with a critique of predominant perspectives regarding the young child’s increasingly hi-tech world. It provides alternative perspectives of technology and education in order to emphasise the importance of questioning, and the value of difference, for early childhood educators, for parents of young children, and for research of the child’s play with new, and old, technologies." http://www.sensepublishers.com/catalog/files/9789087902346.pdf
10/10/2007
UM CHEIRINHO DE PEDAGOGIA
Topic: As 5 Pedagogias

Five Pedagogies, A Thousand Possibilities aims at providing the groundwork for articulating sites of enriching pedagogies so that critical hope and the possibility of transformation may stay alive. The emotional experiences of unknowing, silence, passion, desire, forgiveness and reconciliation play an important political role in constituting critical resistance. The implications of these ideas are discussed in the context of contemporary concerns about social justice, conflict, hope and despair. These implications help us realize the potential of unknowing, silence, passion, desire, forgiveness and reconciliation as crucial pedagogical tasks and negotiate a hope that is truly critical. As an alternative to pedagogies that negate the ethical and political implications of teachers’ and students’ emotional lives, the present book demonstrates the need for pedagogies that enable the development of criticality without being overcome by despair. Encontra-se disponível no Amazon. Uma breve apresentação do livro pode ser consultado em: http://www.sensepublishers.com/catalog/files/9789087900311.pdf
09/10/2007
08/10/2007
FUTURO DA CIENCIA E TECNOLOGIA NA EUROPA
Presidência Portuguesa da UE Futuro da ciência e tecnologia na Europa em debate a partir de hoje na Gulbenkian 08.10.2007 - 08h57 Lusa / Público online
O futuro da ciência e tecnologia na Europa vai estar em debate a partir de hoje, em Lisboa, numa conferência realizada no âmbito da Presidência Portuguesa, onde serão abordados temas como a necessidade de recursos humanos e investimento na investigação.
A Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa" decorrerá até quarta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, reunindo alguns dos mais importantes protagonistas do sector.
De acordo com o programa, o encontro será dividido em várias sessões plenárias que abordarão assuntos como "desafios para a ciência e a tecnologia na Europa", "promover e atrair recursos humanos" para essas áreas e o "aumento do investimento privado em Investigação e Desenvolvimento (I&D)”.
Relativamente ao futuro da ciência na Europa, a Presidência Portuguesa considera fundamental convocar para o debate parceiros como laboratórios, indústria, banca, universidades, agências financiadoras da investigação, para além dos governos e das instituições europeias.
De acordo com informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Presidência pretende contribuir com um novo impulso na concretização da Estratégia de Lisboa, em matéria de ciência e tecnologia, e considera que a concretização de políticas mais ambiciosas de desenvolvimento científico em cada país é estimulada pela própria definição europeia de objectivos comuns.
A presidência pretende, também, estimular o desenvolvimento de políticas e programas de maior investimento em I&D, já que a União Europeia não atingiu ainda a meta de um por cento do investimento público em I&D, definida na Cimeira de Barcelona, ou de dois por cento do investimento privado.
Os recursos humanos altamente qualificados são igualmente fundamentais, pelo que constituem uma das prioridades da presidência, nomeadamente para alcançar as metas da Estratégia de Lisboa.
Durante a conferência vão ainda decorrer várias sessões paralelas para discutir os principais temas abordados no Livro Verde sobre o Espaço Europeu de Investigação, lançado pela Comissão Europeia em Abril deste ano.
A sessão de abertura da conferência será presidida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e pelo Comissário para a Investigação, Janez Potocnik.
Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1306818&idCanal=undefined Fonte: 
Newer | Latest | Older
|
« |
October 2007 |
» |
 |
S |
M |
T |
W |
T |
F |
S |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|